Boletim Anped: Boletim ANPEd - jul/ago 2020

FUNDEB aprovado na Câmara | Entrevista com José Marcelino de Rezende Pinto

O novo Fundeb foi aprovado em duas votações na Câmara dos Deputados no dia 22 de julho. O projeto de Emenda Constitucional de autoria da deputada Professora Dorinha (15/2015) segue agora para o...

Novo Fundeb | entrevista com Denise Carreira (GT 05 e Ação Educativa)

  O novo Fundeb, aprovado na Câmara e agora seguindo para tramitação no Senado, é fruto de quase duas décadas de proposições e mobilizações de entidades, pesquisadores e ativistas em defesa da...

Novo Fundeb aprovado na câmara dos deputados - vitória da educação!

A ANPEd, como uma das mais importantes entidades nacionais do campo educacional, fundadora e coordenadora do Fórum Nacional Popular de Educação/FNPE, tem histórica atuação em defesa da educação...

Entrevista com Marli de Oliveira |Defesa de tese sobre Gestão Democrática em municípios do MS

O programa de pós-graduação em Educação da UFMS contou no dia 21 de julho com a defesa de tese “Dos Planos Municipais de educação à gestão democrática da educação pública: estudo de municípios sul-...

Entrevista RBE | "A participação das crianças nas pesquisas" - Natália Fernandes (UM - Portugal) e Rita de Cássia Marchi (FURB - Brasil)

A Revista Brasileira de Educação (RBE) traz em seu volume 25, lote 4, de junho de 2020, artigo sobre "A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação...

Memória ANPEd | Iria Brzezinski

Coordenadora do GT Formação de Professores por três mandatos, coordenadora do primeiro Qualis Revista e integrante da diretoria que deu sede à Associação no Rio de Janeiro, Iria Brzezinski conhece...

Alfabetização: o conhecimento da escrita como forma de existência e de resistência | Colaboração de texto | por Cecilia Goulart (GT 10|UFF)

por Cecilia M. A. Goulart/UFF – Vice-coordenadora do GT 10 Alfabetização, leitura e escrita O ponto de partida do ensaio são breves aspectos de minha experiência de vida familiar, escolar e de...

Novas Diretrizes para a Formação de Professores: continuidades, atualizações e confrontos de projetos | Colaboração de texto | por Eliana da Silva Felipe (GT 08)

por Eliana da Silva Felipe (GT08 - Formação de Professores) A regulação da formação de professores por intermédio de “diretrizes curriculares nacionais” remonta, no Brasil, ao início do século XX. Em...

Oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais: inspiração para resistir em tempos de pandemia | Colaboração de texto | por Tiago Zanquêta de Souza (GT 06)

por Tiago Zanquêta de Souza, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba...

O peso dos exames Enem e Gaokao na vida de estudantes em tempos de pandemia| Colaboração de texto | por Wivian Weller (GT 14 | UnB)

Wivian Weller é professora da Faculdade de Educação/UnB e membro do GT 14 – Sociologia da Educação. wivian@unb.br Em 11/03/2020 a Organização Mundial de Saúde declarou que o mundo está passando por...

Gestrado/UFMG e CNTE apresentam resultado de pesquisa sobre Trabalho Docente em Tempos de Pandemia

O Gestrado (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente/UFMG) apresenta resultado de pesquisa realizada em parceria com o CNTE. A investigação  buscou conhecer os efeitos das...

SBPC, ANPEd e cerca de 70 entidades pedem que chamada 25/2020 do CNPq seja reformulada

Com apoio de cerca de 70 entidades, documento enviado ao presidente do CNPq, Evaldo Vilela, solicita regras mais claras e objetivas na chamada que atrela bolsas de pós-graduação a Projetos de...

Ataque ao Conselho Nacional de Educação como órgão de Estado: a quem interessa?

A Lei nº 9.131/1995, em consonância com os demais dispositivos legais, define que  o Conselho Nacional de Educação, composto pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, tem atribuições...

Manifestação GT 15 (Educação Especial) sobre parecer do CNE de orientações a aulas no contexto da pandemia

Manifestação do Grupo de trabalho de Educação Especial (GT15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (...

Levantamento sobre ações de sindicatos e entidades de trabalhadores na educação infantil no contexto da pandemia | GT 07/ ANPEd e MIEIB

**Prazo prorrogado até 04 de agosto A ANPEd, mediante a participação de pesquisadores/as do GT 07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos, em parceria com o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do...

Regionais ANPEd - datas atualizadas e submissões

Fique por dentro das novas datas e períodos de submissões para as Regionais da ANPEd e acesse mais detalhes nos sites dos eventos. Diante dos imensos desafios que 2020 nos impõe, consideramos...

ANPEd Nordeste realiza evento online de 4 a 7 de novembro |submissões abertas

A ANPEd Nordeste 2020 realiza de forma online sua 25ª edição, entre os dias 04 e 07 de novembro. As submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 06 de outubro - para tal é necessário estar...

3ª ANPEd Norte será realizada de 17 a 20 de março de 2021; submissões abertas

A 3ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd será realizada, de forma presencial, entre os dias 17 e 20 de março de 2021, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. As submissões...

Expediente

Ano IX - n.58 - junho 2020 | Biênio 2019-2021 | Jornalista Responsável: João Marcos Veiga | Supervisão de Webjornalismo: Maria Luiza Sussekind | |Gestão “ANPEd, Presente!!" | Presidente: Geovana Lunardi (UDESC) | ANPEd | Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: comunica@anped.org.br | Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09h às 18h |PORTAL da ANPEd |www.anped.org.br