III Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) realizará evento híbrido em agosto; inscreva-se

A ANPEd, o FEPAE e a RBE promovem no mês de agosto de 2022 a terceira edição do CONEPEd - Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação, com o tema "Desafios da edição científica em Educação no Brasil". Nos dias 9 e 10 de agosto ocorrerá o pré-evento, de forma online, com a realização de cinco minicursos voltados à formação e aperfeiçoamento da gestão de periódicos. Já entre os dias 16 e 18 de agosto acontecerá o congresso presencial em Natal, Rio Grande do Norte (Centro de Educação da UFRN), com uma ampla programação que inclui mesas-redondas, reuniões técnicas e apresentações de trabalhos em cinco eixos temáticos.

O período de submissões de trabalhos encerrou-se no dia 10 de maio. Já as inscrições gerais e para minicursos estarão abertas a partir de 1° de junho, com valores especiais para pessoas associadas quites com a anuidade 2022 - confira na sequência a tabela completa de valores. Clique aqui para fazer sua inscrição. Atenção: após a inscrição geral, é necessário ainda garantir a participação no minicurso.

O evento tem coordenação de Olivia Morais de Medeiros Neta (IFRN) e Rosimeri de Oliveira Dia (UERJ), coordenadoras do FEPAE Nacional.

Cronograma:

Submissões de trabalho para os Eixos Temáticos: até 10 de maio

Avaliações: até 25 de maio de 2022

Divulgação dos resultados no sistema: até 31 de maio

Inscrições geral e de minicurso: a partir de 1° de junho

Pré-evento (minicursos online): 9 e 10 de agosto

Evento presencial: 16 a 18 de agosto

Programação completa

Clique aqui e baixe o caderno de programação

Pré-evento (online):   9 e 10 de agosto de 2022

Minicursos: 15h | 17h

>Repositórios e dados abertos | Viviane Santos de Oliveira Veiga (FIOCRUZ)

>Boas práticas para periódicos científicos | Gildenir Carolino Santos (UNICAMP)

>O preprint no contexto da publicação científica | Eloísa Príncipe (IBICT)

>Avaliação por pares de artigo científico: tendências e perspectivas | Suzana dos Santos Gomes (UFMG)

>Formação de editores de periódicos e estudantes de Pós-Graduação | Sara York (UERJ) Carlos César de Oliveira (Puc-RJ)

Evento presencial - Natal / RN: 16 a 18 de agosto de 2022

16 de agosto (terça-feira)

9h - Abertura

10h - Conferência de abertura - Desafios da edição científica (em Educação) no Brasil

Abel Packer (SciELO)

Lia Machado Fiuza Fialho (ABEC / UECE)

12h - 14h: Almoço

14h - 16h: Mesa-redonda 1 - Revistas científicas em educação no tempo presente: produção e circulação de conhecimento 

José Luís Bizelli (UNESP)

Elizeu Clementino de Souza (RBE - UNEB)

16h30 - 18h - Sessões especiais 1 2

17 de agosto (quarta-feira)

9h: Mesa-redonda 2 - Ciência aberta e os periódicos em Educação 

Sigmar Rode (ABEC)

Dante Cid (Elsevier)

Suzana dos Santos Gomes (UFMG)

12h - 14h: Almoço

14h - 16h: Mesa-redonda 3 - Indexação e base de dados de periódicos: problematizações

Filomena Maria de Arruda Monteiro (Fepae-CO / UFMT)

Clarilza Prado de Sousa (Educ@)

16:30 - 18h - Sessões especiais 3 e 4

18 de agosto (quinta-feira)

9h - Mesa-redonda 4 - Os periódicos resistem.?!: (des)financiamento, ética e sustentabilidade

Cláudio Pinto Nunes (ANPEd - UESB)

Ângelo Ricardo de Souza (UFPR)

Antônio Carlos Amorim (UNICAMP)

12h - 14h - Almoço

14h - Conferência de encerramento - Desafios da colaboração científica na América Latina

Gustavo Fischman (ASU - USA)

Geovana Lunardi (ANPEd)

16h - Reuniões técnicas

Eixos Temáticos

>Gestão editorial (FEPAE-NNE)
>Avaliação de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-CO)
>Processos formativos de editores na pós-graduação (FEPAE-Sul)
>Ética em pesquisa e Ciência aberta. (FEPAE-SE)
>Indexação de periódicos. (FEPAE-NNE)

Valores para Inscrição para o III CONEPEd

Sócios (com a anuidade paga de 2022)
Alunos de Pós-Graduação - R$ 40 
Professores da Educação Básica - R$ 50 
Professores / Pesquisadores - R$ 60
Não sócio 
Alunos de Graduação - R$ 100
Alunos de Pós-Graduação - R$ 150 
Professores da Educação Básica - R$ 200 
Professores / Pesquisadores - R$ 250

Sobre o CONEPEd

O III Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) é realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), pelo Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) e pela Revista Brasileira de Educação (RBE). A primeira edição foi realizada em Florianópolis em 2019. Já a segunda edição, em 2021, foi realizada de forma remota, no contexto da pandemia de COVID-19.

A finalidade do evento é contribuir com a qualificação dos periódicos científicos da área de Educação, que se constituem como principal instrumento de divulgação da pesquisa na área. A partir de sua finalidade precípua tem-se como objetivos: promover a interlocução entre editores de periódicos científicos na área de Educação tanto em nível nacional quanto internacional; propiciar espaço de interação e diálogo entre editores de periódicos científicos na área de educação com os representantes da área de educação da Capes, que implementam a avaliação de periódicos, como o sistema Qualis; possibilitar momentos e espaços de atualização e debates acerca de temáticas de interesse dos editores, e de questões relacionadas às políticas, à ética e ao papel do pesquisador em educação na difusão dos conhecimentos produzidos pela área; promover reflexões sobre ações de planejamento/organização da produção do conhecimento em Educação no Brasil; socializar o conhecimento especializado sobre editoração científica; fomentar o relato, o debate e a socialização de pesquisas, estudos, políticas e práticas editoriais que contribuam para o fortalecimento dos periódicos da área de Educação no Brasil; fortalecer a rede de colaboração entre  editores de periódicos da área de Educação no Brasil e no mundo.

Há que se mencionar que em relação ao atendimento aos objetivos de internacionalização do evento, desde sua primeira edição, há convidados e parceiros internacionais como editores e representantes de bases de indexação internacionais que contribuem com processos de autoavaliação dos periódicos nacionais a partir da socialização dos parâmetros, indicadores e requisitos internacionais. 

 

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