CINE CLACSO

10º CICLO DE CINEMA CLACSO-ANPEd

Coordenação: Pablo Gentili / Dalila Andrade Oliveira

Calendário de Filmes

   Seg - 02/10 Ter - 03/10 Qua - 04/10
08h30 O Décimo Homem Viva O Caminho das Nuvens
10h30 Além da Estrada Pachama Táxi Teerã
15H00 Depois de Lúcia Libertem Angela Davis Pais & Filhos
19h30 O Clube Branco como a Neve O Lobo do Deserto

Sinopse

  • O Décimo Homem

Direção: Daniel Burman
Argentina (2016)
81 minutos
Classificação etária: 12 anos

Ariel é um rapaz que se tornou um bem-sucedido economista de Nova York - depois de se mudar da Argentina, onde vivia com seu pai, famoso em seu antigo bairro por gerenciar uma organização de caridade. Quando sua família o convida para retornar ao lar para uma festividade, ele irá se surpreender com as diferenças entre sua nova vida e as antigas tradições dos seus parentes.

  • Viva

Direção: Paddy Breathnach
Irlanda/Cuba (2015)
80 minutos
Classificação etária: 14 anos

Jesus é um garoto cubano de 18 anos tentando descobrir sua identidade. Incerto sobre o seu futuro, ele faz a maquiagem em um clube de drag queens de Havana, onde sonha em ser um performer. Quando finalmente tem a chance de subir no palco, ele é agredido pelo pai, Angel, um ex- boxeador ausente da sua vida por 15 anos após ter sido preso. Perante o conflito entre os dois, eles lutam para entender um ao outro.

  • O Clube

Direção: Pablo Larrain
Chile (2015)
98 minutos
Classificação etária: 18 anos

Quatro sacerdotes vivem isolados numa velha casa junto ao mar, em La Boca (Chile). A única companhia é uma freira que cuida deles e lhes vigia os passos. Pecadores, eles foram excomungados pela Igreja e estão ali para expiarem os crimes mais ignóbeis. Tudo acontece rigorosamente como o esperado e cada dia que passa nada altera as suas vidas. Até que é para lá enviado um quinto homem, também caído em desgraça. A sua chegada vai transformar toda a dinâmica da casa, fazendo-os regressar ao passado e reavivando as suas culpas e dores.

  • Além da Estrada

Direção: Charly Braun
Uruguai/Brasil (2010)
85 minutos
Classificação etária: 14 anos

Sem perspectivas, Santiago, um argentino próximo de seus trinta anos, decide ir ao Uruguai conhecer um terreno deixado por seus pais, mortos tragicamente alguns anos antes. Na chegada, ele encontra Juliette, uma jovem belga em busca de um amor do passado e de uma nova vida. O que parecia ser uma simples carona acaba se transformando em uma breve, porém intensa, jornada. Visitando paisagens e pessoas perdidas no tempo, eles dividem experiências que acabam por aproximá-los, numa relação de crescente afeto e ternura.

  • Pachamama

Direção: Eryk Rocha
Brasil/Bolívia/Peru (2009)
105 minutos
Classificação etária: Livre

Título que significa para os indígenas andinos "mãe-terra" e designa a deusa agrária dos camponeses - narra a viagem do diretor pela floresta brasileira em direção ao Peru e à Bolívia, onde encontra a realidade de povos historicamente excluídos do processo político de seus países e que pela primeira vez na história buscam uma participação efetiva na construção do seu próprio destino.

  • Depois de Lúcia

Direção: Michel Franco
México/França (2013)
103 minutos
Classificação etária: 16 anos

Quando a esposa de Roberto morre, a relação dele com sua filha Alejandra, de 15 anos, fica abalada. Para escapar da tristeza que toma conta da rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda e rumam para a Cidade do México em busca de uma nova vida. Alejandra ingressa em um novo colégio, e sentirá toda a dificuldade de começar de novo quando passa a sofrer abusos físicos e emocionais. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais.

  • O Caminho Das Nuvens

Direção: Vicente Amorim
Brasil (2003)
85 minutos
Classificação etária: 12 anos

Baseado na história real de Cícero Ferreira Dias, que saiu do sertão da Paraíba e, depois de cinco meses e dois dias, chegou ao Rio de Janeiro. O caminhoneiro Romão está desempregado e decide que, junto à mulher Rose e seus cinco filhos, vai para o Rio de Janeiro para tentar a sorte grande. Para ele é preciso um salário de no mínimo mil reais para sustentar a prole. Em busca disso, a família pedala desde Santa Rita, na Paraíba, até Bangu, no Rio de Janeiro, uma jornada de 3.200 quilômetros.

  • Libertem Angela Davis

Direção: Shola Lync
França/Estados Unidos (2012)
102 minutos
Classificação etária: 12 anos

Este documentário retrata a vida de Angela Davis, uma professora de filosofia nascida no Alabama e conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos. Quando Angela defende três prisioneiros negros nos anos 1970, ela é acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro, que levou à morte de um juiz e quatro detentos. Nesta época, ela se tornou a mulher mais procurada dos Estados Unidos. Ainda hoje, Angela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos.

  • Táxi Teerã

Direção: Jahfar Panahi
Irã (2015)
82 minutos
Classificação etária: 10 anos

Atrás do volante de seu táxi, Jafar Panahi cruza as ruas movimentadas de Teerã. Conversando com os passageiros ao longo do trajeto, o diretor retrata a sociedade iraniana entre o riso e emoção, abordando discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema.

  • Branco Como A Neve

Direção: Selim Gunes
Turquia (2010)
77 minutos
Classificação etária: 14 anos

Nas montanhas da Turquia, Hasan, de nove anos, cuida de seus dois irmãos mais novos enquanto sua mãe trabalha diariamente numa cidade distante. Com seu pai preso e a família passando por dificuldades, ele ajuda na renda vendendo bebida para viajantes que passam pela região. Em um dia de inverno, sob forte neve, Hasan faz uma longa viagem até uma casa de chá para tentar vender bebidas, mas na volta, faminto e exausto, acaba se perdendo nas florestas.

  • Pais & Filhos

Direção: Hirokazu Kore-Eda
Japão (2013)
121 minutos
Classificação etária: 12 anos

Ryoata é um arquiteto obcecado com o sucesso profissional, que forma com a jovem esposa e o filho de 6 anos uma família ideal. Sua vida sofre uma grande transformação quando descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, já que seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade.

  • O Lobo Do Deserto

Direção: Naji Abu Nowar
Jordania/Emirados Árabes/Catar/Inglaterra (2014)
80 minutos
Classificação etária: 14 anos

O jovem Theeb inicia uma perigosa jornada junto a tribo beduína que vaga pelo deserto da Província de Hejaz, localizado no Império Otomano. O menino passa seus dias brincando com o irmão mais velho Hussein. A vida dos viajantes muda com a chegada de Max e Marji, um oficial do exército britânico e seu guia. Eles pedem o auxílio do grupo para localizarem um poço romano que encontra se em um perigoso território de caça. Para sobreviver Theeb terá que aprender rapidamente sobre confiança, traição e ser adulto.

Clique aqui e faça o download do material de divulgação.