A Reunião

38ª Reunião Nacional da ANPED

Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência.

 

ONDE: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Dom Delgado - Av. dos Portugueses, 1966. Bacanga - São Luís – MA.

QUANDO: 01 a 05 de outubro de 2017

 

A 38ª reunião nacional da ANPEd acontecerá de 1 a 5 de outubro de 2017 e começou a ser construída no âmbito da reunião ampliada da diretoria com os coordenadores dos Gts, Comitê Científico, FORPRED e FEPAE em agosto de 2016. De um rico debate coletivo emergiu o tema que é a síntese de um conjunto de preocupações.

Em primeiro lugar destacamos a preocupação com a defesa do direito à educação como elemento constituinte de uma sociedade democrática e, neste contexto, a crise política de 2016, o afastamento da presidente da república sem a devida comprovação de crime de responsabilidade, tal como prevê a constituição federal, e a manutenção dos direitos políticos de Dilma Roussef no Senado Federal marcam o cenário em que se coloca um novo governo no poder em agosto de 2016. Que riscos este quadro oferece à democracia? Em que medida isso poderá impactar a sociedade? A ação do governo que chega ao poder já evidencia a desconstrução de direitos sociais com uma série de propostas que inviabilizam o financiamento das políticas públicas. Um exemplo que sintetiza este conjunto de medidas é a PEC 241 que propõe o congelamento dos investimentos em políticas públicas por 20 anos.

Em segundo lugar, ressaltamos que este processo de mudança no âmbito do governo federal se fez numa conjuntura de disputas sobre o sentido de justiça social no país, junto ao crescimento de posições que expressam fundamentalismo religioso, homofobia, machismo e preconceitos de classe que marcaram o processo e explicitam fissuras na sociedade brasileira que precisam ser compreendidas e enfrentadas.

O tema da 38ª pretende analisar tais riscos, a partir do lugar específico que a ANPED ocupa: o lugar da pesquisa e da pós graduação em educação. Se o cenário oferece riscos à democracia, compreendida não apenas no seu sentido estrito de democracia formal institucional, mas em sentido amplo, quando considera que a justiça social, os direitos humanos, o respeito à alteridade e à diversidade são condições instituintes, cabe problematizar: como fazer pesquisa neste contexto e o que a pesquisa revela sobre esta realidade?Ao problematizar este contexto, ainda é preciso reconhecer que os processos sociais não são lineares, portanto faz-se necessária resistência contínua ao ataque aos direitos sociais. Esta realidade nos faz pensar sobre o que o futuro próximo reserva aos profissionais, aos estudantes e aos pesquisadores da educação. Este é um processo marcado por conflitos em que múltiplas resistências se colocam e se colocarão em movimento. A proposta temática da 38ª reunião nacional da ANPED pretende fazer deste movimento a matriz de inúmeros debates e pistas para a investigação. 

Principais datas
até 05/03 Vencimento da anuidade com desconto de 5%
10/02 a 15/03  Submissão de Textos/Propostas para a 38ª Reunião Nacional (Acesse aqui as regras de submissão de trabalhos)
14/04 Início do período de inscrições para a 38a Reunião Nacional
22/04 a 12/06 II Mostra de Filmes CURTA ANPEd – Período de inscrição dos filmes
14/06 Divulgação do Resultado Final dos trabalhos, pôsteres e minicursos no Portal da ANPEd. 
14/06 a 16/06 Período para envio de recursos pelos autores de trabalhos reprovados. Obs.: Trabalhos recusados por quebra de anonimato não têm direito a recurso.
06/07 Mostra de Filmes CURTA ANPEd - Divulgação dos filmes selecionados para exibição na 38ª Reunião Nacional e Portal da ANPEd
A partir de 03/07 Divulgação do Resultado Final após a avaliação dos recursos.
​Até 27/07 Data limite para os autores de texto/propostas aprovados para apresentação pagarem a inscrição na 38ª Reunião Nacional
Até 27/07 Mostra de Filmes CURTA ANPEd - Data limite para pagamento da inscrição dos autores dos filmes na 38ª Reunião Nacional
até 30/07 Envio de texto dos convidados para publicação (Trabalhos Encomendados e Sessões Especiais)
até 30/08 Mostra de Filmes CURTA ANPEd - Data limite para envio do DVD com cópia em melhor resolução para exibição
até 30/08 Envio das apresentações dos pôsteres no modelo padrão liberado

 

Clique aqui e confira o Comitê Científico da ANPEd.