Conheça São Luís
São Luís, capital do Maranhão, está localizada na ilha de Upaon-Açu, no extremo oeste da região Nordeste do Brasil. A cidade é a única no país fundada por franceses, em 1612, além de trazer influências da invasão holandesa e da colonização portuguesa. Seu centro histórico, com casarões, ladrilhos e edificações que remetem a esse passado diverso, sobretudo do apogeu da economia do algodão, foi declarado em 1997 como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. A região conta com lojas de artesanato, cinema, charmosas escadarias, becos, ladeiras, praças e ruas famosas, como a Portugal, a do Giz e o Largo do Comércio. A área do Centro Histórico é fechada para o trânsito de veículos.
Rua Portugal. Fonte: Secretária de Turismo do Maranhão
Para um turismo histórico, a capital conta com importantes espaços como o Palácio dos Leões, a Igreja da Sé e o Palácio Episcopal, o Palácio de La Ravardière, Palácio Cristo Rei, o Teatro Arthur Azevedo, o Cafua das Mercês, a Fonte das Pedras, a Fonte do Ribeirão, Museu Casa de Nhozinho, Museu Solar dos Vasconcelos – Memorial do Centro Histórico, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Museu de Arte Sacra, o Beco Catarina Mina, o Teatro João do Vale, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Teatro Alcione Nazaré, além do Centro Histórico da cidade de Alcântara, a cerca de 2h30 de São Luís.
Palácio dos Leões. Fonte: Secretária de Turismo do Maranhão
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que sediará a 38a Reunião Nacional da ANPEd, está localizada no bairro Vila Bacanga, às margens da Avenida dos Portugueses - região com boa oferta de serviços e fácil acesso ao centro histórico, em parte revitalizado através do projeto Reviver. Outras áreas da cidade, como a Avenida dos Holandeses e a Lagoa da Jansen contam com bares e restaurantes em região mais moderna. Em tais estabelecimentos é possível degustar destaques da culinária maranhense, como o arroz-de-cuxá, o bobó, frutos do mar, a torta de camarão e cremes à base de frutas regionais, como o cupuaçu e o bacuri. A rica cultura local tem como um de seus principais festejos o bumba-meu-boi, manifestação folclórica que mescla música, dança e teatro. Mais recentemente São Luís também teve sua identidade musical atrelada ao reggae, difundido por grupos locais e em rádios, bares e clubes.
Lagoa Jansen. Fonte: São Luís 360o
Universidade Federal do Maranhão - São Luís. Fonte: UFMA
A vegetação litorânea, com grande quantidade de coqueiros e clima tropical semi-úmido marcam a paisagem da capital maranhense, que também é porta de entrada para a Floresta Amazônica. Dentre as praias mais próximas para um banho de mar estão a Calhau, Olho D'Água e Araçagi. Já o famoso passeio aos lençóis maranhenses necessita de ao menos um dia inteiro, sendo indicado o contato com agências de turismo - chega-se ao local a partir da cidade de Barreirinhas, a 255 km de São Luís.
- Mais informações turísticas: www.turismo.ma.gov.br