Filmes do II Curta ANPEd

Os filmes de pesquisa, selecionados no II Curta ANPEd, serão exibidos na segunda-feira, dia 02 de outubro, e na terça-feira, dia 03 de outubro, entre 18h e 20h, em ambos os dias.  

A Comissão de seleção da mostra II CURTA ANPEd foi constituída pelos seguintes integrantes: Adriana Hoffman (GT 16 – Educação e Comunicação/UniRio), Geovana Lunardi Mendes (Vice-Presidente Regional ANPEd Sul/UDESC) e Paulo Carrano (Primeiro Secretário da ANPEd/UFF). A Comissão de seleção da IX Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação foi constituída pelos seguintes integrantes: Maria Clara Bueno Fischer (UFRGS), Rafael Rodrigo Mueller (UNESC), Ramon de Oliveira (UFPE) e Soraya Franzoni Conde (UFSC). 
 

Grade de Exibição:

*programação sujeita a alterações
 

Segunda-Feira (02 de Outubro) – 18:00/20:00h.
 

  • Mundo de Papel (19 min.)

Ceane Andrade Simões (AM)
Sinopse: O filme conta a história de Luna, uma adolescente que se deprime após a morte de sua irmã e busca ressignificar a sua relação com o mundo a sua volta. Esta obra resulta de de uma "Vivência de Cinema" realizada na Escola Estadual Ruy Alencar, em Manaus. Os alunos tiveram oficinas básicas de cada área do audiovisual como forma de entender as dinâmicas dos processos de produção; a vivência faz parte do Programa Novos Talentos da Capes em Parceria com a Uea e Praia de Água Doce Filmes.

  • Paixões (10 min.) 

Silas Borges Monteiro (MT)
Sinopse: Filme-conceito escrito a partir do livro homônimo de Jacques Derrida, Paixões. Este filme, assim como o texto de Derrida, faz parte de uma trilogia: Paixões, Salvo o nome, Khôra. Os dois últimos estão em fase de produção e montagem. Este curta problematiza as relações estabelecidas na universidade, local de “paixão pelo saber”, convidando os espectadores a pensarem sobre os ritos acadêmicos e sociais vivenciados no espaço universitário. O filme fala de um segredo absoluto, mas essencial: o nome.

  • Arquivos de Infâncias ( 5 min.) 

Adriana Mabel Fresquet (RJ)
Sinopse: Não entendemos como ainda é possível, neste século, que tantas crianças passem por necessidades de afeto, alimento, moradia, condições para crescer. Ainda é necessário fazer muita coisa para recuperar a infância de algumas delas. Abrir novos mundos para elas, reconstruir, erguer, fazer "nascer" esse mundo de novo, de mãos dadas.

  • Retrato sem Retoques (11 min.) - A África na UFPE 

Auxiliadora Maria Martins da Silva (PE) 
Sinopse: Publicado em 28 de maio de 2015 Concebido pela Profª. Drª Auxiliadora Martins da Silva sob a direção de Leandro Wagner e Edmilton Hora, o documentário é um importante registro das histórias de vida e motivações que levaram estudantes de diversos países africanos à UFPE. Questões como o racismo e a construção do imaginário brasileiro sobre África são problematizadas no vídeo.

  • Entre Fotografias e Tinteiros... (22 min.)

Marcus Levy Bencostta (PR)
Sinopse: Documentário que intercala as memórias de quatro interessantes personagens da cidade da Lapa, localizada no Estado do Paraná, com registros imagéticos originários das lentes e do olhar do fotógrafo catarinense Guilherme Glück. A partir de seus depoimentos é possível perceber o desejo de uma memória que relembra os tempos e os espaços escolares da Lapa da primeira metade do século XX.

 

Terça-Feira (03 de Outubro) - 18:00/20:00h

 

  • Os muitos mundos das migrações e os currículos escolares - iniciando o projeto (9 min.)

Nilda Guimarães Alves (RJ)
Sinopse: O vídeo indica as múltiplas conexões necessárias para iniciarmos um projeto de pesquisa com o objetivo de entender os modos como uma questão social - as migrações humanas - torna-se questão curricular. Usamos neste início múltiplas imagens (fotos, desenhos, filmes, textos de livros e internet) para conhecer melhor as migrações humanas.

  • Formação em Movimento (18 min.) 

Joelma Fabiane Ferreira Almeida (RJ)
Sinopse: Este vídeo pesquisa-formação apresenta uma roda de conversa com os sujeitos-praticantes da pesquisa de doutorado de uma das autoras, membro do GPDOC – Grupo de Pesquisas Docência e Cibercultura do PROPED – UERJ. A pesquisa tem como objetivo refletir o vivido e o criadopensado nos contextos de ocupação e greve do Colégio Pedro II, a fim de compreender o movimento formativo de transformação da experiência em saberesfazeres docentes nascidos na interface escola-cidade-ciberespaço.

  • Não quero ser batom a vida toda (25 min.) 

Hustana Maria Vargas (RJ) e Eulália Almeida (RJ)
Sinopse: Quando passa dos lábios, entra na boca e suja os dentes, o batom enfeia. Ao mesmo tempo, para ficar vistoso, tem que ser sempre renovado. Dessa forma se sentem muitos alunos no ensino superior. O desabafo "não quero ser batom a vida toda" resume as percepções, vivências e resistências de estudantes universitários de camadas populares quanto a acesso e permanência na universidade pública. Ameaças a projetos de democratização das universidades transformam esse desabafo em grito de alerta.

  • Escrita Ocupada (6 min.) 

Elisandro Rodrigues (RS)
Sinopse: Escrita Ocupada - Atelier Política do Texto UFRGS. Video-Ensaio produzido a partir de experiências vivenciadas junto ao Seminário Políticas do Texto III: O atelier, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante o segundo semestre de 2016. Fragmentos do Poemanifesto produzido coletivamente pelos participantes do Atelier.

  • Paraíso Tropical Vidigal ( 20 min.)

 

Marta Cardoso Guedes (RJ)
Sinopse: Documentário Experimental realizado por alunos do ensino básico da Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão, localizada no morro do Vidigal, Rio de Janeiro. O filme registra os bastidores de uma busca, da escola à comunidade, pela história do morro do Vidigal, sendo um encontro entre moradores, alunos e professores.