Abertura da 38a ANPEd na UFMA recebe mais de duas mil pessoas e reafirma defesa da democracia e da pós-graduação

Atividade contou com conferência de Nilma Lino Gomes, presença de governador do estado e representantes da UFMA e de entidades diversas

reportagem: João Marcos Veiga

O auditório do Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu na noite deste domingo (01) a abertura da 38a Reunião Nacional. Os mais de dois mil presentes foram recebidos pela rica cultura maranhense através da música do grupo Lamparina, que também executou o Hino Nacional, de São Luís e do Maranhão acompanhado por tambores.

Andrea Gouveia (UFPR), presidente da ANPEd, parabenizou o clima alegre da abertura, a acolhida da UFMA e do governo do Maranhão. A presidente lembrou da expansão e integração da ANPEd com as cinco regionais realizadas em 2016 e a ampla e diversa programação da 38a Reunião Nacional, com 466 apresentações, 14 sessões especiais, cinco sessões conversa, simpósios internacionais, quatro mostras de cinema, homenagens e programação cultural. Após relembrar os avanços na Educação nos últimos 13 anos, Andrea Gouveia também foi enfática sobre o contexto de afrontas sociais e políticas, com a retirada de uma presidente legitimamente eleita, avanço de reformas de retrocesso, negação do reconhecimento de direitos, com prática predatória do mercado. "A EC 95 é significativa, com receita que já vimos em outros enredos, de conter o estado e com expansão do capital. Lugar da diversidade, a universidade passa a ser alvo desse ataque, como exemplo da UERJ." Ao final, disse que a CONAPE (Conferência Nacional Popular de Educação) é um exemplo de que é possível ter um final diferente, além da defesa de políticas públicas pra educação, como tem sido feito no Maranhão. "A Reunião Nacional é um momento emblemático de reafirmar nossos valores. O conhecimento acumulado é assim um trampolim pra intervir no debate público. Fora Temer, diretas já!"

Conferência

Escolhida com conferencista de abertura da 38a Reunião Nacional, Nilma Lino Gomes (UFMG) abriu sua fala relatando a relação que tem com o estado do Maranhão, onde assinou importantes acordos sobre igualdade e direitos étnico-raciais, além de atividades com comunidades diversas, como quilombolas. A partir do tema do encontro, "Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência", a ex-ministra do governo Dilma Rousseff recuperou relações patriarcais e de preconceitos diversos que estão desde sempre incrustrados em vários segmentos do país, da economia e política à pesquisa. Após pontuar os avanços em Educação alcançados nos últimos 13 anos, como o PNE e a Lei de Cotas, criticou duramente o golpe  e seus efeitos. "Tentam plantar em nós a desilusão com a política e o desânimo de continuar lutando, com apoio do legislativo, executivo e mídia, como se a solução fosse ajuste fiscal. A estratégia golpista é de criar uma desorientação das lutas e resistências nos grupos progressistas e focar em nossas tensões, discordâncias e em alternativas futuras." Mas ao mesmo tempo, defendeu uma ideia de resistência mais ampla, que leve inclusive a novas práticas de pesquisa. Ao romper com nossas verticalizações históricas no campo do conhecimento, seremos instados a produzir novas pesquisas, com novas metodologias, outras perguntas e diálogos, mais colado ao contexto latino-americano e nas vivências dos sujeitos, não em gabinetes. Fazer pesquisa com o eixo sul, com os movimentos sociais e com os sujeitos, e não sobre os sujeitos. Falar em resistência ao golpe tem que ser com uma resistência que emancipa. Continuemos com esperança na resistência que emancipa. E fora Temer!"

 

Mesa de Abertura

A mesa de abertura contou com a presença de organizadores locais, diretoria da ANPEd, representantes de entidades diversas, autoridades da UFMA e do governo do estado, incluindo o governador e secretário de educação do Maranhão. César Augusto Castro (UFMA), organizador local, lembrou que o encontro abre as portas do estado a pessoas de todo o país. "Enorme prazer desfrutar da companhia de vocês, numa ilha cercada de cores, sons, cheiros e celeiro histórico de intelectuais, artistas e escritores." Da mesma forma, a reitora da UFMA reafirmou que a universidade se sente rejubilada por sediar a reunião. "Os seus dirigentes, servidores e discentes nos sentimos orgulhosos pelas presenças de pesquisadores do Brasil e de países diversos", afirmou a professora Nair Portela. Em sua fala, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, Mariza Borges de Carvalho, lembrou o significado de receber a Reunião Nacional da ANPEd no contexto do programa, que obteve nota 4 na última e recente avaliação da CAPES, o que possibilita que pleiteiem o Doutorado. Mariza também lembrou o contexto do Estado do Maranhão, que apesar da crise nacional tem mantido editais e recursos de suma importância.

Após a fala do secretário de educação do estado, Felipe Costa Camarão, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) saudou a conferencista Nilma Lino Gomes, dizendo que no estado ela será sempre ministra do governo legítimo. "Aqui pra nós impeachment se chama golpe. Aqui não existe teto para gastos sociais em educação. Aqui Paulo Freire não é perseguido, é o herói da educação brasileira." O também professor da UFMA falou do contexto do governo local, onde o salário de professores é o dobro do piso nacional, com programas de valorização da infraestrutura da educação. Para o presidente do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), Heleno Araújo, o momento é de "resistência e luta pra derrubar esse golpe contra o país e contra a classe trabalhadora. O golpe contra o FNE e CONAE precisa ser urgentemente revisto." Araújo também relembrou e fez o convite para a realização da I Conferência Nacional Popular de Educação, nos dias 26 e 27 de abril em Belo Horizonte.

Ao final da abertura, os presentes contaram com coquetel de confraternização e apresentação do Boi de Nina Rodrigues - Sotaque de Orquestra.

38a Reunião Nacional e transmissões

A mesa e conferência de abertura contaram com transmissão ao vivo pela internet, com conteúdo a ser disponibilizado em breve. Outras 20 atividades também contarão com atividades transmitidas por vídeo ou rádioweb.

  • Clique aqui para acessar a relação de transmissões previstas
  • Clique aqui para acessar a programação completa da Reunião Nacional.