Assembleia da ANPEd aprova manifesto de consternação e indignação pela perda do professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, reitor da UFSC

A Assembleia Geral da ANPEd, realizada na noite desta quarta-feira (4), aprovou diversas moções de assuntos que se relacionam diratamente com o tema da 38ª Reunião Nacional: "Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência". Na ocasião foi aprovado manifesto de consternação pelo suicídio do professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e indignação pela forma como foi tratado e exposto por autoridades da justiça criminal o dirigente de uma universidade pública brasileira. 

Confira documento na íntegra a seguir (também disponível em PDF). As demais moções serão organizadas pela secretaria da ANPEd e publicadas em breve.

MANIFESTO DE CONSTERNAÇÃO INDIGNADA

Consternação com a trágica e dolorosa perda do Professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Indignação com a forma perversa como foi tratado e exposto por autoridades da justiça criminal o dirigente de uma universidade pública brasileira.

Este fato lesa o Estado Democrático de Direito; afronta a dignidade humana - direito fundamental.

A comunidade acadêmica da área de Educação, nesta circunstância, conclama aos educadores e à sociedade brasileira a uma profunda reflexão, crítica e corajosa. É hora de nos mobilizarmos contra a intolerância e o autoritarismo.

Pela defesa das instituições públicas de educação, da democracia e da justiça social, manifestamos solidariedade aos colegas da UFSC e aos familiares e amigos do Reitor Cancellier.

Assembleia Geral,

ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa São Luís do Maranhão, 3 de outubro de 2017

38a Reunião Nacional da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação