CLACSO promove 18o Colóquio e 10o Ciclo de Cinema durante Reunião Nacional da ANPEd

A 38a Reunião Nacional será marcada mais uma vez pela produtiva parceria com o CLACSO - Conselho Latino Americano de Ciências Sociais. A programação do encontro contará com o 18o Colóquio CLACSO-ANPEd, tendo como tema geral "Resistências e Desafios na Luta pelo Direito à Educação na América Latina" - dentre os convidados estão pesquisadores, educadores e representantes de entidades do Brasil, Argentina, Cuba e Costa Rica. E uma vez mais o público poderá contar com o Ciclo de Cinema Clacso-ANPEd, com sessões de filmes contemporâneas que problematizam importantes questões sociais - a mostra tem coordenação de Pablo Gentili (CLACSO) e Dalila Andrade (UFMG).

Os colóquios serão sediados no Centro de Convenções da UFMA (sala 1, 1o piso - GT 04), de 18h às 20h. O primeiro deles, nesta segunda (2), debaterá "A resistência aos avanços da privatização da educação na América Latina", com a presença de Miguel Duhalde (CTERA - Argentina), Gilmar Soares (CNTE - Brasil), Adércia Hostin (CONTEE - Brasil), Combertty Rodriguez (IEAL - Costa Rica), com coordenação de Fátima Silva (IEAL - Brasil). Já na terça (3), a atividade discutirá "Políticas de formação e trabalho docente na América Latina - diferentes contextos e desafios diversos (18 anos da Rede Estrado)". Para tal debate estarão presentes Maikel Pons (Universidade de Camaguey - Cuba), Jorgelita Tallei (UNILA - Brasil), Heleno Araújo (CNTE - Brasil), Fernanda Soforcada (UBA - Argentina), sob coordenação de Lívia Fraga Vieira (DLA / UFMG - Brasil).

E chega a sua décima edição este ano o Ciclo de Cinema CLACSO - ANPEd. Ao todo serão 12 longas-metragens exibidos de segunda (2) a quarta no Auditório Multimídia do CEB Velho. A seleção conta com filmes produzidos nos últimos 15 anos em países como Uruguai, México, França, Emirados Árabes, Japão e Turquia, tendo em comum o estímulo a reflexões sobre conflitos sociais e identidade.