Comitê Científico da ANPEd se reuniu nesta sexta (9) no Rio de Janeiro como etapa da avaliação de trabalhos da 38ª Reunião Nacional

Diretoria da ANPEd durante reunião. (direita para esquerda) Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC), Vice-Presidente Sul , Andréa Gouveia (UFPR), Presidente, Mário Luiz Neves de Azevedo (UEM), Diretor Financeiro, Paulo Carrano (UFF), 1º Secretário.

Reportagem e imagens: Camilla Shaw

Nesta sexta-feira, dia 9 de junho de 2017, aconteceu a Reunião do Comitê Científico da ANPEd, na PUC-RJ. Representantes dos GTs e diretoria da ANPEd se encontraram para debater a avaliação dos trabalhos selecionados e encaminhamentos para a 38ª Reunião Nacional, que será realizada entre o dia 1º e 5 de Outubro em São Luís do Maranhão (MA).

Andréa Gouveia, presidente da ANPEd, abriu o encontro e informou que a expectativa é de um bom espaço para a realização da 38ª Reunião. Durante a reunião os GTs se organizaram em subáreas, a partir da familiaridade temática, para organizar os próximos passos das avaliações dos trabalhos.

“Essas reuniões são, no meu entendimento, como que a alma da ANPEd”, diz Lilian do Valle (UERJ), coordenadora do Comitê Científico, sobre as reuniões nacionais da ANPEd. Para ela é nesse momento, em que os associados estão reunidos, que é possível fortalecer a associação e levar seus posicionamentos para a política brasileira. “É uma reunião muito importante porque é o lugar também onde se renovam os associados. A pessoa vem, chega, vem apresentando o trabalho, conhece as pessoas de outros estados e é assim que a gente constrói o que é o corpo da ANPEd. E a avaliação é muito importante, porque é ela quem vai dar, em um primeiro momento, a cara da ANPEd”, afirma.

O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgada no dia 14 de junho. O período para envio de recursos pelos autores de trabalhos não aprovados será entre os dias 14 e 16 de junho.Trabalhos recusados por quebra de anonimato não têm direito a recurso.

Entenda como funciona o Comitê Científico e a avaliação dos trabalhos

Cada GT indica um titular para compor o Comitê Científico, e este é responsável pela avaliação dos trabalhos. Caso a demanda em um determinado GT seja alta, pode-se, então, convocar um ou dois suplentes para auxiliar na tarefa.

Na primeira fase todo trabalho é avaliado por um representante do Grupo de Trabalho e por um representante do CC, de dentro da subárea a qual o GT faça parte, para garantir uma avaliação externa.

A segunda fase consolida o parecer final dos trabalhos e, caso haja discrepância entre a avaliação do representante do GT e do Comitê Científico, isto é, se um avaliador aceitou o trabalho e o outro não, também se realiza a avaliação final e o parecer do mesmo.