Depoimento de ​Valdete Côco - UFES | GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos

Durante as reuniões nacionais, os Grupos de Trabalho da ANPEd possuem participação central, tanto na organização, quanto na dinâmica das atividades. Na 38ª Reunião Nacional não será diferente. Confira abaixo a expectativa de Valdete Côco (UFES), coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos, para a 38ª Reunião:

Como destacado no título de nossa 38ª Reunião Nacional, “Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência”, estamos mobilizados na defesa da democracia, reafirmando o direito à educação. Nessa conjuntura de riscos às conquistas sociais, a reunião é um espaço que vivifica a atuação coletiva, mobilizando análises e perspectivas, no enfrentamento das imposições de esvaziamento dos direitos sociais, em especial, do direito à educação.
 
Nesse enfrentamento, a Reunião Nacional é mais um espaço de fazer encontrar os vários interlocutores que, no pertencimento coletivo, constroem e animam a ANPEd e,  na especificidade do GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos, interlocutores que nutrem a atuação - em várias frentes de trabalho -, na defesa da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, comprometida com o desenvolvimento integral das crianças.
 
Os encontros mobilizados com as diferentes atividades que integram a Reunião Nacional somam forças na produção de estudos e pesquisas, na análise das políticas públicas, na organização de militâncias, no exercício de contraditórios... Acreditamos que nossa conviviabilidade alimenta movimentos de resistência, somando esforços na luta contra proposições ligadas à submissão, à precarização e ao cerceamento do trabalho educativo, vivificando as pautas ligadas à Educação Infantil que se farão presentes nas atividades do GT07. Assim, esperamos mover, solidariamente, bons encontros no desenvolvimento da 38ª Reunião Anual.

Valdete Côco UFES 

Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos