Documento sobre Ética na Pesquisa em Educação será apresentado e debatido na 38a Reunião Nacional; associados podem enviar sugestões até 30.09

Em agosto de 2017, membros de comissão específica constituída pela Associação concluíram versão do documento "Ética na Pesquisa em Educação". A partir das sugestões produzidas em debates nos GTs, no FORPREd e no FEPAE, a comissão apresentará o relatório final dos trabalhos na Assembléia Ordinária da ANPEd (04.10, às 18h30), durante a 38a Reunião Nacional, em São Luís. O objetivo será a proposição da elaboração de documento base que possa ser indicado como referência para a área, contendo os principais consensos sobre os parâmetros éticos da pesquisa em Educação. Soma-se a esse objetivo a criação no âmbito da ANPEd de uma “Comissão Permanente de Trabalho sobre Ética na Pesquisa em Educação”, responsável pela condução do processo de discussão e de sistematização do referido documento após a Assembleia da ANPEd. 

Clique aqui e acesse o documento.

Associados/as da ANPEd podem encaminhar contribuições para o texto até o dia 30 de setembro, através do email eticanapesquisa@anped.org.br

Formada por Antônio Carlos Amorim, Carlos Eduardo Ferraço, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Jefferson Mainardes e João Batista de Carvalho Nunes, a Comissão se reuniu em junho deste ano, na UFPR, para iniciar a construção do texto, que é resultado das propostas estabelecidas no seminário “Ética e Pesquisa em Educação: entre a norma e o compromisso”, realizado em setembro de 2016 na UNIRIO. 

De acordo com Carlos Ferraço, membro da Comissão e integrante da diretoria da ANPEd, "a ideia central para a elaboração do texto foi tentar, em um primeiro momento, dar conta do processo histórico de discussão da ética na pesquisa em educação no âmbito da ANPEd e, em um segundo momento, apontar as principais questões e/ou temas que a área tem indicado como necessárias de serem discutidas. Todo esse movimento vem ao encontro da afirmação de uma proposta de discussão  sobre ética e pesquisa em educação que não se restrinja ao caráter técnico,  mas tambem contemple as suas dimensões política e estética". 

Acesse seção do portal da ANPEd sobre Ética na Pesquisa, com disponibilização de bibliografia e informações gerais sobre o tema.