Entrevista com Verónica Macías Andere (Consejo Puebla de Lectura - México) | Sessão Especial "Práticas culturais, leitura e literatura no contexto da democracia" | 38a Reunião Nacional da ANPEd

A mexicana Verónica Macías Andere (Consejo Puebla de Lectura - México) é uma das convidadas para a Sessão Especial "Práticas culturais, leitura e literatura no contexto da democracia", que acontecerá no dia 04 de outubro durante a 38a Reunião Nacional da ANPEd. Confira entrevista com a pesquisadora. 

Qual sua expectativa para a 38a Reunião Nacional da ANPEd?

Espero conhecer experiências de colegas de diversos países no âmbito da leitura, escrita e educação. Creio que, ao escutar a voz de outros e ao compartilhar a própria, haverá uma retroalimentação na qual a experiência de cada um se fará mais rica e nossos horizontes e façam mais amplos. Confio, além disso, que geraremos redes para trabalhar em conjunto no futuro.

Que tipo de reflexão pretende levar para a sessão especial "Práticas culturais, leitura e literatura no contexto da democracia"?

Vou compartilhar minha experiência em espaços da sociedade civil em dois países latinoamericanos: México e Argentina. Minha intenção é falar das práticas culturais, em particular as relacionadas com a leitura desde a primeira infância, como agentes de transformação em contextos complexos marcados pela desigualdade. Farei ênfases no compromisso e no trabalho que temos como instituições independentes do Estado.

De que forma você percebe a urgência de se debater essa questão frente à temática geral da 38a Reunião Nacional - "Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência"?

Estamos vivendo um momento histórico muito complicado que nos tem levado, em muitos casos, à desesperança e ao medo de nos vincularmos com outros e de fazer-se comunidade. Considero indispensável falar de práticas culturais que nos tem ajudado a resistir, mas também a combater e a transformar esta realidade que requer abrir novas portas e tomar caminhos mais justos.