Trabalhos

*Confira a programação completa do GT para saber a ordem de apresentação dos trabalhos

Voltar

seg, 02/10/2017 - 14:30 até 18:00

Racismo, Poder E Legitimação: Os Discursos Sobre Diversidade Étnico-Racial Na Gestão Do Programa Nacional De Biblioteca Da Escola (Pnbe)


Cândida Soares da Costa (Coordenador|a)

Paulo Vinícius Baptista Silva (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

De Brancos Para Negros? Uma Análise Longitudinal Da Reclassificação Racial No Enem 2010-2014


Cândida Soares da Costa (Coordenador|a)

Paulo Vinícius Baptista Silva (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Os Negros, Indígenas E Brancos Representados No Currículo De Um Curso De Licenciatura Em História


Cândida Soares da Costa (Coordenador|a)

Paulo Vinícius Baptista Silva (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Educação Das Relações Étnico-Raciais E Políticas De Formação Continuada De Professores/as Da Educação Infantil: Experiências De Florianópolis/sc


Cândida Soares da Costa (Coordenador|a)

Paulo Vinícius Baptista Silva (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

“Eu Mereço Que Você Venha Me Entrevistar, Como Uma Excepcionalidade, Demonstra Que Alguma Coisa Acontece...”: Discursos Simbólicos Entre O Privilégio De Ser Branco E O Racismo


Cândida Soares da Costa (Coordenador|a)

Paulo Vinícius Baptista Silva (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Do Desenvolvimento Da Cidadania À Garantia Da Justiça Social Na Conquista Do Acesso Aos Estudantes Negros Na Universidade Federal Do Paraná


Cândida Soares da Costa (Coordenador|a)

Paulo Vinícius Baptista Silva (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

ter, 03/10/2017 - 14:30 até 17:00

Ações Afirmativas Na Educação Básica Em Uma Escola De Excelência


Erisvaldo Pereira dos Santos (Coordenador|a)

Ana Cristina Juvenal da Cruz (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Educação E Racialização: Uma Análise A Partir Dos Conteúdos Escolares Das Aulas Primárias Pernambucanas (1928-1939)


Erisvaldo Pereira dos Santos (Coordenador|a)

Ana Cristina Juvenal da Cruz (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Práticas Do Ensino De História E Cultura Afro-Brasileira E Africana Em Escolas Públicas Do Acre


Erisvaldo Pereira dos Santos (Coordenador|a)

Ana Cristina Juvenal da Cruz (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

O Corpo Afrorreligioso Entre Simbologias, Saberes Culturais E Ancestralidades


Erisvaldo Pereira dos Santos (Coordenador|a)

Ana Cristina Juvenal da Cruz (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Aportes De “La Philosophie Bantoue” E A Sua Relação Com A Concepção De Axé Das Religiões Brasileiras De Matrizes Africanas: Questões Para A Educação Das Relações Étnico-Raciais


Erisvaldo Pereira dos Santos (Coordenador|a)

Ana Cristina Juvenal da Cruz (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Personagens Negras Na Literatura Infantil Brasileira De 1980 A 2000: Revisitando O Tema


Erisvaldo Pereira dos Santos (Coordenador|a)

Ana Cristina Juvenal da Cruz (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

qui, 05/10/2017 - 08:30 até 10:30

O Processo Educativo Do Movimento Social Encrespa Geral Para Afirmação Da Identidade Negra


Wilma de Nazaré Baía Coelho (Coordenador|a)

Lucimar Rosa Dias (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

“Aquela Preta Não É Minha Amiga!”: Interações E Socialização De Crianças Haitianas Nas Escolas De Educação Infantil Em Sinop/mt.


Wilma de Nazaré Baía Coelho (Coordenador|a)

Lucimar Rosa Dias (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Contribuições Dos Processos Educativos Presentes Em Uma Comunidade Remanescente De Quilombo Para A Construção De Uma Educação Escolar Quilombola


Wilma de Nazaré Baía Coelho (Coordenador|a)

Lucimar Rosa Dias (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Educação Escolar Indígena: Reflexões E Conflitos Contemporâneos À Luz Do Brasil


Wilma de Nazaré Baía Coelho (Coordenador|a)

Lucimar Rosa Dias (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Contribuições Dos Estudos Críticos Da Branquitude Para O Enfrentamento Do Racismo Na Educação Superior


Wilma de Nazaré Baía Coelho (Coordenador|a)

Lucimar Rosa Dias (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

A Voz E O Silêncio Na Produção De Conhecimentos: Reflexões A Partir Do Projeto Encontro De Saberes Da/na UFF


Wilma de Nazaré Baía Coelho (Coordenador|a)

Lucimar Rosa Dias (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

qui, 05/10/2017 - 14:30 até 18:00

Cotas Para Negros Em Universidades No Brasil: Questões De Raça, Mérito E Qualidade Na Educação Pública


Julvan Moreira de Oliveira (Coordenador|a)

Paulo Alberto dos Santos Vieira (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Estado Da Arte, Política Curricular E Relações Raciais: As Pesquisas Nas Produções Da Anped (2000-2015)


Julvan Moreira de Oliveira (Coordenador|a)

Paulo Alberto dos Santos Vieira (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Quilombos E Palenques: Aproximações Entre Educação E Tradução Intercultural


Julvan Moreira de Oliveira (Coordenador|a)

Paulo Alberto dos Santos Vieira (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

A Temática Indígena Nas Práticas Docentes Das Escolas Municipais De Pesqueira/pe: Um Estudo Nos Anos Inciais Do Ensino Fundamental


Julvan Moreira de Oliveira (Coordenador|a)

Paulo Alberto dos Santos Vieira (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Formação Para A Docência E A Prática Pedagógica: Implicações Teóricas E Metodológicas A Partir De Um Curso Para Educação Das Relações Étnico-Raciais


Julvan Moreira de Oliveira (Coordenador|a)

Paulo Alberto dos Santos Vieira (Debatedor|a)

Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Salas 209/210 - 2º Andar Sul

Trabalhos

GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais